segunda-feira, 14 de junho de 2010

A importância da Contabilidade de Custos

Com o surgimento das empresas industriais em meados do século XIX, nasce à contabilidade de custos, surgiu através da Contabilidade Financeira (ou Geral), com a necessidade de avaliar estoques na indústria. Através dessa nova técnica contábil, os gestores da época tiveram um melhor controle dos seus custos de produção, sendo assim, o objetivo principal no seu surgimento era a avaliação de estoques.

Assim, passando por vários estudos do novo ramo contábil, verifica-se que a contabilidade de custos é um instrumento bem mais preciso do que se imagina, descobre que não serve apenas para apurar estoques, mas também gerar informações gerenciais. Surgi então uma contabilidade de custos mais moderna, deixando de ser exclusividade dos setores industriais, e passando a ser utilizada para outros setores como: instituições financeiras, empresas comerciais, empresas de prestação de serviços entre outros, tendo como importância principal o controle e a tomada de decisões.

Segundo Martins (2003), controle tem a importante missão de fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão e, num estágio imediatamente seguinte, acompanhar o efetivamente acontecido para comparação com os valores anteriormente definidos, já as tomadas de decisões, tem a importância de alimentar informações sobre valores relevantes que dizem respeito às conseqüências de curto e longo prazo sobre medidas de introdução ou corte de produtos, administração de preços de venda, opção de compra ou produção.

Atualmente a Contabilidade de Custos tem como objetivos principais: avaliar estoques, atender as exigências fiscais, determinar o resultado, planejar, formar o preço de venda, obter um controle gerencial, avaliar o desempenho, obter um controle operacional, analisar as alternativas, estabelecer parâmetros, obtenção de dados para orçamentos, tomada de decisão.

De forma mais detalhada a Contabilidade de Custos possui algumas apropriações, buscando alocar os custos de forma mais precisa para uma melhor avaliação na produção dos produtos. Em relação à alocação dos custos aos produtos, temos: Custo Direto são facilmente identificados a um determinado bem ou serviço, ex: matéria-prima e mão-de-obra, Custo Indireto são aqueles custos que abrange toda a produção, exceto materiais diretos e mão-de-obra direta, ex: salário do supervisor da produção, depreciação, aluguel, energia, etc. Temos ainda os custos que depende do volume de produção, são eles: Custos Variáveis aumentam de acordo com o volume de produção ou venda, ex: matéria-prima, Custos Fixos são aqueles que permanecem constantes independente do aumento de produção, ex: aluguel da fábrica, depreciação.

As classificações de custos citadas no parágrafo anterior são as mais utilizadas, no entanto existem outras classificações como: Custo Padrão que são custos pré-determinados, que permite saber a evolução do custo em relação aos períodos anteriores, Custos Históricos são custos objetivos, que não pode sofrer nenhum tipo de reajuste monetário, Custos de Oportunidade é o valor do benefício que a empresa deixa de ganhar, por tomar uma decisão que atinja um caminho diferente, Custos Primários é a soma do material direto e da mão-de-obra direta utilizada no processo produtivo, Custo de Transformação é a transformação do material em produto, Custos estimados são custos destinado a resolver controle e planejamento, Custos Rateados será sempre custo indireto, Custos Semi Variáveis são aqueles que possuem a parte fixa e outra variável, Custos Evitáveis e Não Evitáveis custos evitáveis são excluídos ao deixar de por em prática um determinado processo, e custos não evitáveis poderão aparecer em qualquer circunstância.

Em fim, com base nas informações obtidas sobre a Contabilidade de custos, verificou-se que desde o seu surgimento essa técnica contábil já desempenhava papel importantíssimo nas indústrias, com o passar dos anos a contabilidade de custos passou a ser utilizada em outras áreas empresariais, firmando ainda mais a importância dessa ferramenta para o controle e a tomada de decisão. No momento atual, o mercado está concorridíssimo, no que diz respeito à venda e prestação de serviço, ou qualquer outra forma de adquirir receita. Sendo assim, é necessário saber alocar os custos corretamente para gerar um preço de venda compatível com o mercado.

Por: Glauber Robert

Nenhum comentário:

Postar um comentário